Oita fica a cerca de uma hora de avião de Osaka e quatro horas de trem. “Esperamos atrair mais turistas para Oita, principalmente aqueles que costumam visitar destinos de grande circulação, como Tóquio e Kyoto”, diz o Departamento de Turismo da província de Oita.

A província fica a 64 quilômetros de Fukuoka, a maior cidade de Kyushu. Apesar disso, é mais popular entre japoneses do que entre visitantes internacionais. Quase 80% dos 530.033 visitantes registrados no mês passado eram turistas locais.
Esse não é o primeiro aeroporto japonês a receber o nome de personagens de desenho animado. Em 2015, a cidade central de Tottori renomeou seu aeroporto para Tottori Sand Dunes Conan Airport para homenagear “Case Closed”, um mangá e anime japonês sobre um detetive infantil, Conan, que, à la James Bond, luta contra criminosos.
Já o Aeroporto Yonago Kitaro recebeu o nome da série de mangá e anime “GeGeGe no Kitaro”. A saga acompanha a jornada de um garoto chamado Kitaro que luta contra demônios —yokai em japonês— para proteger os humanos.
Outros aeroportos também já apresentaram personagens populares. Super Mario Bros e Pokémon já foram estrelas de campanhas de turismo em aeroportos.