Golpistas ligavam para as vítimas se passando por funcionários de instituições financeiras.
Suspeitos de integrarem grupo criminoso foram presos no Rio de Janeiro — Foto: Polícia Civil
Quatro pessoas foram presas, nesta quinta-feira (10), suspeitas de integrarem um grupo criminoso que aplicava golpes do falso empréstimo. Uma das vítimas foi um idoso, morador de Pirapozinho (SP).
De acordo com a Polícia Civil, a ação foi realizada visando cumprir cinco mandados de prisão preventiva de um grupo que aplicava golpes contra servidores públicos.
Ainda conforme a polícia, as investigações apontaram que os golpistas ligavam para as vítimas, se passando por funcionários de instituições financeiras e ofereciam empréstimos consignados, com taxas de juros atrativas.
Com isso, os criminosos solicitavam a documentação das vítimas e a utilizavam para abertura de contas e aquisições de empréstimos, cujos valores eram transferidos para contas de pessoas jurídicas.
Em seguida, os valores eram fragmentados por meio de novas transferências.
Conforme a Polícia Civil, o grupo demonstrou habilidade em lidar com a tecnologia, com a invasão de dispositivos eletrônicos e de contas bancárias, com engenharia social, bem como a movimentação rápida de valores desviados.
A ação contou com a participação de mais de 40 policiais civis do Rio de Janeiro e uma base operacional remota da Polícia Civil em Pirapozinho.
Os presos serão submetidos à audiência de custódia e encaminhados às penitenciárias do Rio de Janeiro. Também serão interrogados pelo delegado de Pirapozinho.