Atendimento presencial significa atendimento olho no olho. Embora nós saibamos do contingente enorme de pessoas que acessam o INSS através do aplicativo Meu INSS e do 135, existem aquelas pessoas que preferem o atendimento nas agências, presencial. E é para essas pessoas que estamos dedicando mais um canal aqui.
Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social
Como vai funcionar o atendimento nos Correios
Aposentados e pensionistas vão precisar levar apenas o documento de identificação. Não será necessário apresentar o comprovante de inscrição nem o contracheque. Caso o aposentado ou pensionista esteja acamado, por exemplo, é possível que uma terceira pessoa seja atendida no lugar dele, desde que porte uma procuração.
Funcionários dos Correios vão ter acesso ao sistema do INSS. Durante o atendimento, o funcionário dos Correios vai abrir para o aposentado ou pensionista a tela informando se teve desconto ou não, e de qual associação. Quando falar de qual associação é, o funcionário também perguntará se o beneficiário autoriza ou não autoriza, colocando essa informação no sistema. Quem buscar esse atendimento receberá um protocolo com o número, horário e data em que aconteceu.
A partir daí, assim como acontece com as comunicações feitas via aplicativo, as entidades têm 15 dias úteis para fazer o ressarcimento ou provar que houve autorização para o desconto. Após esse prazo, o beneficiário pode retornar aos Correios para um segundo atendimento e verificar se a documentação enviada pela entidade está certa ou não.
Funcionários dos Correios vão passar por treinamento. Não foram divulgados detalhes de como será feita a disponibilização do sistema do INSS nos Correios.