Todos os pagamentos descontados em folha para associações serão cancelados já em maio. “Os recursos não irão às associações e, na próxima folha de pagamento, vão ser restituídos aos aposentados”, afirmou o ministro Vinicius de Carvalho, da CGU.
Porém, a devolução dos descontos associativos anteriores a abril serão avaliados. Segundo o Ministério, isso será feito por um grupo da AGU (Advocacia Geral da União) que tratará do tema.
INSS deve apresentar plano de ressarcimento. Ontem, a diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano, diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS, disse à imprensa que deve ser apresentado um plano para ressarcir as vítimas. “Nós traremos, oportunamente, um plano onde serão abordadas, onde serão tratadas todas as informações para, em seguida, uma tarefa conjunta, uma força-tarefa conjunta, promovermos o integral ressarcimento dos descontos irregularmente descontados dos benefícios”, disse Floriano.
Como o governo vai restituir?
Ainda não foram divulgados detalhes. Porém, a CGU divulgou que fará um “processo de reorganização” para identificar quais descontos foram feitos com o consentimento dos aposentados e quais são irregulares. “Só depois, aqueles que quiserem se associar aí sim vão ter os descontos que pactuarem. Mas todos serão suspensos”, explicou Carvalho.
Aqueles aposentados que tiveram os recursos ilegalmente descontados nós vamos garantir a restituição. É o que estamos organizando. Não tenho como dizer, agora, quantos são. Vinicius de Carvalho, ministro da CGU