Dez dias após ser anunciada pela organização da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, a liberação de senhas para autógrafos com escritores do evento nesta segunda-feira (26) teve problemas e frustração dos visitantes.
Anunciada para começar às 10h pela plataforma Fever Br, no horário anunciado ainda não havia informações sobre o evento na página. Dois minutos depois, o site informava que as senhas para os autores dos dias 13 a 15 de junho já estavam esgotadas, o que provocou questionamentos dos visitantes interessados —o evento começa no dia 13, no Pavilhão do Riocentro, e segue até dia 22.
“Sério, que desorganização! Vi uma menina comentando que já está na fila para pegar senha e enquanto isso para metade das pessoas aparece que está esgotado. Como assim?”, escreveu uma usuária no Instagram.
A fila virtual só era exibida após a página ser atualizada novamente. Porém, visitantes que seguiram o procedimento relataram ter se deparado com o mensagem de senhas esgotadas assim que o acesso foi liberado para autógrafos com alguns dos principais nomes desta edição.
Foi o caso das escritoras Chimamanda Ngozi Adichie, que fará a abertura da Bienal ao lado da atriz Taís Araujo, e Lynn Painter, autora de comédias românticas como “Melhor do que nos Filmes”.
A organização da Bienal do Livro informou que o atrasou ocorreu devido a uma questão técnica pontual.
“Apesar do contratempo, já solucionado, esta primeira etapa foi um sucesso. Com a grande procura, algumas senhas se esgotaram rapidamente. A programação de distribuição seguirá dentro do planejamento da Bienal”, diz a nota enviada pelo evento.
Tudo a Ler
Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias
A organização da Bienal dividiu a distribuição de senhas para autógrafos em três lotes. Os próximos serão liberados nos dias 28, para os autores dos dias 16 a 19; e 30 de maio, para autores de 20 a 22.
Para cada sessão de autógrafo, foi autorizada a liberação de uma senha por CPF, que não poderia ser transferida. Será necessário chegar à fila do autor com 15 minutos de antecedência para autografar um livro por pessoa.
A distribuição dos autógrafos não se confunde com a compra de ingressos para a Bienal, que segue à venda no site Ticket360 por R$ 42 a inteira.