O tempo na cidade de São Paulo continuará instável nos próximos dias, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Entre os dias 23 e 25 de maio, os paulistanos deverão enfrentar muitas nuvens, chuvas isoladas, queda nas temperaturas e possibilidade de nevoeiros, principalmente no domingo (25).
A mudança nas condições climáticas é influenciada por uma massa de ar frio e úmido que avança sobre a região Sudeste do país.
Entre a próxima terça-feira (27) e quarta-feira (28), uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul. O choque das massas de ar quente e frio, favorecido pelo avanço do sistema frontal, poderá provocar, inicialmente, tempo severo nos estados do Sul e áreas entre o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além da chuva haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas.
A intensa massa de ar frio empurrada pelo anticiclone presente na retaguarda da frente fria deverá avançar para latitudes mais baixas chegando até Rondônia, Acre e Sul/Sudoeste do Amazonas, evidenciando, desta forma, o episódio de friagem mais intenso ocorrido este ano na região até então.
Leia também: IR 2025: Receita Federal libera consulta ao maior lote de restituição da história; saiba como fazer
O cenário, que pode resultar em temperaturas negativas, e na condição de chuva, mesmo que pequena, pode favorecer a ocorrência de neve, mesmo que pontual, em áreas das Serras Gaúcha e Catarinense na quinta-feira (29).
A expectativa é que se registre, em áreas dos estados do Sul, mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir deste dia, quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos estados da região Sul. A condição de geada pode atingir também áreas do sul do Mato Grosso do Sul.
Na quinta-feira (29) há a possibilidade de haver quedas nas temperaturas em áreas de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro.
Os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) mostram que maio registrou, até o momento, 22,2mm de chuva, o que corresponde a 40,4% dos 55mm esperados para o mês.
Tendência para o fim de semana em SP:
O sol volta a predominar e favorece a gradativa elevação das temperaturas no fim de semana.
Leia também: Itamaraty repudia assassinato de funcionários da Embaixada de Israel nos EUA em Washington
O sábado (24) ainda deve começar com muita nebulosidade e chuviscos durante a madrugada, mas no decorrer do dia o sol retorna entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas devem oscilar em torno dos 16°C, enquanto as máximas podem superar os 23°C. No final da tarde, a nebulosidade volta a aumentar com a chegada da brisa marítima, entretanto, não há previsão de chuvas significativas.
No domingo (25), o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre 15°C e 25°C. Não há condição de chuva.