Após consultar todos os descontos e marcar se você os solicitou ou não, é necessário rolar até o final da página, onde você precisa colocar um telefone e um e-mail para contato. Segundo o INSS, com essas informações será possível acompanhar o andamento dos pedidos —além do próprio aplicativo e Central 135.
Depois que inserir os dados, é só clicar em “Enviar declaração”. Uma nova tela vai se abrir com um código para você acompanhar o processo —o número é mais útil em caso de ligação para o telefone 135, já que a consulta pode ser feita diretamente no aplicativo “Meu INSS”.
E agora?
O que for marcado como irregular será reembolsado. O fato de o ressarcimento não ser automático foi antecipado pela coluna de Andreza Matais no UOL.
Associação indicada terá 15 dias úteis para tomar duas medidas possíveis. Ou reúne documentos para provar que a vinculação do associado foi legítima ou, caso não consiga comprovar, tem até 15 dias para fazer o ressarcimento.
Primeiros ressarcimentos devem acontecer no final deste mês. Em nota ao UOL, o INSS informou que, de 26 de maio a 6 de junho, serão devolvidos os valores referentes às mensalidades de abril —valores que foram descontados por sindicatos e associações mesmo após o bloqueio anunciado pelo governo. Ainda não há prazo para os descontos anteriores.