
O Roda Viva desta segunda-feira (21) recebe o epidemiologista Carlos Augusto Monteiro.
No primeiro bloco, a apresentadora Vera Magalhães pergunta ao especialista sobre os alimentos classificados como ‘ultraprocessados’ e a possível relação que existe entre eles e a obesidade.
“O alimento ultraprocessado é algo tão estranho ao nosso organismo, tão diferente do que o corpo entende como alimento, que todos os nossos órgão acabam sofrendo de alguma forma. O que foi constatado é que apesar da grande capacidade humana de se adaptar a contextos alimentares, o limite para tal adaptação é o ultraprocessado. O consumo vai desarranjar praticamente todos os nossos sistemas e nossos órgãos”, afirma o epidemiologista.
A bancada de entrevistadores é formada por Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências e diretor da Sensu Consultoria de Comunicação; Mariana Varella, editora-chefe do portal Drauzio e mestre em Ciência pela Faculdade de Saúde Pública da USP; Claudia Collucci, repórter especial de Saúde da Folha de S. Paulo; Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor-Unicamp e fundadora da Agência Bori e Angélica Santa Cruz, repórter da revista Piauí. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.
Apresentado por Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na Cultura, no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook.
Assista ao programa completo: